top of page

5 TENDÊNCIAS DE DECORAÇÃO QUE GANHARAM FORÇA E ALGUMAS QUE SAÍRAM DE MODA EM 2021

Por Barbara Dundes*


Estamos sempre rodeados por novidades no mundo da decoração, e neste momento em que ficamos muito mais em casa devido à pandemia, assuntos relacionados aos nossos lares entraram ainda mais em evidência. Afinal, nunca havíamos passado tanto tempo seguido em nossas casas como aconteceu neste último ano de quarentena. Diante dessa inédita rotina criada de forma emergencial, surge o conceito do “novo morar”, que tem nos ensinado caminhos diferentes para os projetos de arquitetura e decoração. São tendências voltadas à funcionalidade e ao conforto para atender às necessidades da vida moderna. Separei abaixo cinco temas que têm ganhado relevância nos projetos que venho desenvolvendo atualmente. Confira!


CONTATO COM O VERDE

Não é de hoje que as pessoas buscam estar em conexão com a natureza, ou seja, buscando soluções que levem o “verde” para dentro de suas casas. Acontece que com o isolamento social essa necessidade ficou ainda mais latente, pois sem poder sair de casa como fazíamos antes da pandemia, é normal que a gente sinta falta do contato com o meio ambiente e das atividades ao ar livre.


Até bem pouco tempo atrás era comum projetos com integração na área gourmet que valorizassem essa questão do “verde”, mas, hoje, vemos nos clientes o desejo de maximizar esse conceito por toda casa, isso significa que temos recebido muito mais solicitação de jardins internos e de plantas espalhadas por todo o imóvel. Desta maneira, estamos sempre desenvolvendo soluções baseadas nas premissas da biofilia e da neuroarquitetura, que incentivam a criação de uma atmosfera harmoniosa com a natureza, o que ajuda os moradores a terem um espaço que lhes inspire bem-estar, relaxamento e conforto.


Nada melhor do que ter a possibilidade de se desconectar das responsabilidades e curtir um momento tranquilo e sem distrações, não é mesmo? Assim, para organizar um espaço mais leve, é necessário encontrar um ponto de equilíbrio entre o natural e os outros estilos.


Objetos em vidro ou metal, obras de arte, peças de iluminação, e até mesmo, uma cor diferente e vibrante na parede ou nos móveis, por exemplo, conseguem contrastar com a infinidade de texturas presentes na natureza, ao mesmo tempo em que traduz a essência e o estilo daquelas pessoas que mais importam: você e sua família.


Plantas na estante e em diversos cantos da sala trazem o verde para esta sala de estar (Projeto Barbara Dundes / Fotos: Marco Antonio)

HOME OFFICE SEPARADO X HOME OFFICE INTEGRADO

O home office sempre foi um espaço da casa pensado para estar mais separado, porque tínhamos aquela ideia de que deveria ser um ambiente que prezasse pelo silêncio e pela concentração.Mas, a nova “era remota”, que chegou com a adoção do teletrabalho, trouxe consigo uma nova realidade. Aliás, está cada vez mais forte a ideia de que o ambiente do home office já não é mais como antes, até porque, atualmente, este é um dos espaços mais utilizados pelos moradores da casa no dia a dia. Com isso, fomos percebendo a necessidade de um home office mais funcional e integrado aos outros ambientes. Tudo para garantir mais agilidade às pessoas que precisam se dividir entre o trabalho e as tarefas da casa, que costumam ser desenvolvidas em outros espaços como quarto, sala de jantar, living, varanda ou cozinha.


Neste projeto, o home office divide espaço com a sala de estar e de jantar (Projeto: Barbara Dundes / Fotos: Manu Oristanio)

QUARTOS INFANTIS TEMÁTICOS X QUARTOS QUE ACOMPANHAM O CRESCIMENTO

O cantinho da casa para os nossos filhos é um espaço pensado com muito carinho e amor, mas conforme eles vão crescendo, um quarto infantil temático acaba perdendo o sentido para eles. Dormitórios com temáticas mais versátil são tendência e essa opção vem sendo adotada por pais que desejam que o ambiente possa acompanhar o crescimento da criança. Por meio de cores vibrantes, papel de parede e móveis funcionais é possível criar um ambiente desenvolvido para a fase atual dos pequenos, que seja facilmente adaptável para as que virão.

Quartos para crianças ganham novas temáticas (Projeto: Barbara Dundes / Fotos: Marco Antonio)

PALETA DE CORES: CORES NEUTRAS X CORES VIBRANTES

Cores neutras e sóbrias sempre foram essenciais para criar um ambiente aconchegante e elegante, de forma clássica. Entretanto, nos últimos tempos, os tons mais fortes e vibrantes têm ganhado cada vez mais espaço nos lares. Essas cores mais impactantes têm sido responsáveis por trazer alegria e muita sofisticação, marcando a personalidade dos moradores na residência.

Mais cor, por favor! (Projeto: Barbara Dundes / Fotos: Marco Antonio)

A COZINHA COMO ESPAÇO SOCIAL

Nossa relação com casa mudou e, com isso, o relacionamento com a nossa família também. Assim, a cozinha, que antes era um espaço voltado apenas para a pessoa que iria preparar as refeições, se torna um lugar para o convívio da família, um espaço social para partilhar momentos. Ou seja, vemos que as cozinhas têm recebido mais atenção na hora da concepção dos projetos. Hoje, elas são pensadas para facilitar as rotinas de alimentação, garantindo a integração, conforto e harmonia.


As cozinhas deixam de ser um lugar para preparo de refeições e se tornam um ambiente de socialização (Projeto: Barbara Dundes / Fotos: Julia Ribeiro)
 


*Barbara Dundes é arquiteta formada no Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, e com experiência em diversos escritórios nacionais. Barbara desenvolve projetos residenciais, corporativos e design de mobiliário. Seu trabalho mistura, harmonicamente, diferentes revestimentos e detalhes contemporâneos valorizados em uma base neutra e algumas pinceladas de cores ousadas.



bottom of page