Dicas

CORES DO ANO PARA 2021

18 de maio de 2021

Pantone e WGSN divulgaram suas escolhas. Confira!

Todos os anos são divulgadas as principais tendências no mundo da moda e da decoração. A cor do ano da Pantone é divulgada há 20 anos e influencia diretamente o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, como os da moda e do design industrial. Para isso, uma análise minuciosa de tendências é realizada por especialistas do Pantone Color Institute.

 

A WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design também realiza estudos nesse sentido e para 2021 anunciou cinco cores que devem marcar presença em tudo que veremos durante o ano.

 

Saiba quais são e o que significam cada uma das cores do ano 2021:

 

CORES ESCOLHIDAS PELA PANTONE

Eleitas como a dupla de 2021, “a união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo que é caloroso e otimista”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em publicação no site da marca.

 

Na decoração, a composição de cores pode ser encontrada em abundância no mercado e fica perfeita em qualquer ambiente, desde salas de estar e jantar, cozinhas, banheiros e quartos, até escritórios e áreas externas.

 

PANTONE 13-0647 Illuminating: um tom de amarelo caloroso, brilhante e alegre

Projeto desenvolvido pela arquiteta Guta Louro

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray: um tom de cinza emblemático de elementos sólidos e confiáveis

Projeto assinado pelo arquiteto Marcelo Rosset (Foto: Evelyn Muller)

Piso Akafloor Tauari Gris traz tonalidade acinzentada para madeira maciça natural

 

CORES ELEITAS PELA WGSN

Nomeadas A.I. Aqua, Quiet Wave, Oxy Fire, Lemon Sherbet e Good Gray, as tonalidades escolhidas pela WGSN exploram uma visão moderna da psicologia das cores, visto que foram analisados, além da matriz, aspectos como profundidade de saturação, nível de leveza e calor dos tons.

 

A.I. Aqua

Inspirado na tecnologia e reforçando a ideia de que, no próximo ano, nosso perfil dentro das telas se tornará tão importante quanto o de fora delas, o azul tem bastante aceitação entre as pessoas, que buscam otimismo em tempos de incertezas, por ativar o foco e a clareza.

 

O contraste do azul com a madeira é tão possível que a marca de móveis Franccino apostou nessa combinação em seus móveis de design

 

Quiet Wave

Visto como refrescante e tranquilo, o verde pode ser usado para cortar o ruído, sendo ideal para balancear os excedentes de informações e a falta de tempo vivenciados durante toda a semana. O Quiet Wave é um tom otimista e futurista, tornando-o o criador de humor perfeito para uma nova década.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Beatriz Quinelato aposta no verde

Oxy Fire

Baseada no sucesso comercial do vermelho e do laranja, a Oxy Fire é extrovertida, ardente e ousada, capaz de exercer um incrível poder psicológico. Por ser relativamente rara na natureza, os humanos e os outros animais percebem a cor vermelha com mais força do que todas as outras.

Vermelho marca presença em projeto assinado pelo arquiteto Marcelo Rosset

Lemon Sherbet

Conhecido por incentivar a inovação e o aprendizado, o amarelo está ligado à felicidade, ao otimismo e é a tonalidade da luz brilhante e da criatividade. No caso do Lemon Sherbet, o tom mais suave tem um efeito calmante ao mesmo tempo que remete à sensação de bem-estar proporcionada pelo Sol.

Foto: Total Construção

Good Gray

Sólido e imparcial, o cinza é uma cor que traz uma sensação de calma, compostura e alívio do caos do mundo externo. Quando usado sozinho, remete ao minimalismo e à formalidade, já quando é associado a outras cores, tem poder estabilizador e atenuante.

Projeto assinado pela arquiteta Consuelo Jorge explora os tons de cinza inclusive na marcenaria

Piso Akafloor Tauari Concrete em contraste com painel Ripado Akafloor

Revista Akafloor


Fique por dentro das novidades no mundo da arquitetura e decoração.


Trabalhamos exclusivamente com matéria-prima certificada, oriunda de manejo florestal.

Desenvolvido por