CORES DO ANO PARA 2021

Pantone e WGSN divulgaram suas escolhas. Confira!



Todos os anos são divulgadas as principais tendências no mundo da moda e da decoração. A cor do ano da Pantone é divulgada há 20 anos e influencia diretamente o desenvolvimento de produtos e as decisões de compra em vários setores, como os da moda e do design industrial. Para isso, uma análise minuciosa de tendências é realizada por especialistas do Pantone Color Institute.


A WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design também realiza estudos nesse sentido e para 2021 anunciou cinco cores que devem marcar presença em tudo que veremos durante o ano.


Saiba quais são e o que significam cada uma das cores do ano 2021:


CORES ESCOLHIDAS PELA PANTONE

Eleitas como a dupla de 2021, “a união do resiliente Ultimate Gray com o amarelo vibrante Illuminating expressa uma mensagem de positividade apoiada pela força e moral. Prático e sólido como uma rocha, ao mesmo tempo que é caloroso e otimista”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, em publicação no site da marca.


Na decoração, a composição de cores pode ser encontrada em abundância no mercado e fica perfeita em qualquer ambiente, desde salas de estar e jantar, cozinhas, banheiros e quartos, até escritórios e áreas externas.


PANTONE 13-0647 Illuminating: um tom de amarelo caloroso, brilhante e alegre

Projeto desenvolvido pela arquiteta Guta Louro

PANTONE 17-5104 Ultimate Gray: um tom de cinza emblemático de elementos sólidos e confiáveis

Projeto assinado pelo arquiteto Marcelo Rosset (Foto: Evelyn Muller)
Piso Akafloor Tauari Gris traz tonalidade acinzentada para madeira maciça natural

CORES ELEITAS PELA WGSN

Nomeadas A.I. Aqua, Quiet Wave, Oxy Fire, Lemon Sherbet e Good Gray, as tonalidades escolhidas pela WGSN exploram uma visão moderna da psicologia das cores, visto que foram analisados, além da matriz, aspectos como profundidade de saturação, nível de leveza e calor dos tons.


A.I. Aqua

Inspirado na tecnologia e reforçando a ideia de que, no próximo ano, nosso perfil dentro das telas se tornará tão importante quanto o de fora delas, o azul tem bastante aceitação entre as pessoas, que buscam otimismo em tempos de incertezas, por ativar o foco e a clareza.


O contraste do azul com a madeira é tão possível que a marca de móveis Franccino apostou nessa combinação em seus móveis de design

Quiet Wave

Visto como refrescante e tranquilo, o verde pode ser usado para cortar o ruído, sendo ideal para balancear os excedentes de informações e a falta de tempo vivenciados durante toda a semana. O Quiet Wave é um tom otimista e futurista, tornando-o o criador de humor perfeito para uma nova década.

Projeto desenvolvido pela arquiteta Beatriz Quinelato aposta no verde

Oxy Fire

Baseada no sucesso comercial do vermelho e do laranja, a Oxy Fire é extrovertida, ardente e ousada, capaz de exercer um incrível poder psicológico. Por ser relativamente rara na natureza, os humanos e os outros animais percebem a cor vermelha com mais força do que todas as outras.

Vermelho marca presença em projeto assinado pelo arquiteto Marcelo Rosset

Lemon Sherbet

Conhecido por incentivar a inovação e o aprendizado, o amarelo está ligado à felicidade, ao otimismo e é a tonalidade da luz brilhante e da criatividade. No caso do Lemon Sherbet, o tom mais suave tem um efeito calmante ao mesmo tempo que remete à sensação de bem-estar proporcionada pelo Sol.

Foto: Total Construção

Good Gray

Sólido e imparcial, o cinza é uma cor que traz uma sensação de calma, compostura e alívio do caos do mundo externo. Quando usado sozinho, remete ao minimalismo e à formalidade, já quando é associado a outras cores, tem poder estabilizador e atenuante.

Projeto assinado pela arquiteta Consuelo Jorge explora os tons de cinza inclusive na marcenaria
Piso Akafloor Tauari Concrete em contraste com painel Ripado Akafloor


Veja também:

+ As tendências em pisos para 2021

AKAFLOOR_whatsapp-gde1.png