top of page

AKAFLOOR APRESENTA NOVIDADE NA CASACOR SP 2021

Marca lança o piso Tauari TL Iratuã, na Casa Tempo, assinada por Ticiane Lima, e ambienta Livraria Unissaber projetada por Luciana Paraíso e Luisa Pernet


Da esquerda para a direita: Casa Tempo (Ticiane Lima) e Livaria Unissaber (Luciana Paraíso)


A Akafloor – referência na fabricação de pisos de madeira maciça – marca presença na CASACOR SP 2021, maior mostra de arquitetura e design de interiores da América Latina, que tem como tema a “Casa Original”. Comemorando sua 34ª edição, o evento volta a ser itinerante e ocorre de 21 de setembro a 15 de novembro, no Parque Mirante (Allianz Parque), em São Paulo.

O projeto assinado por Ticiane Lima tem como inspiração uma arquitetura minimalista que transmite calma e tranquilidade. Intitulada “Casa Tempo”, o ambiente da arquiteta é uma residência suspensa em um espelho d’agua, com 40 m² de muita fluidez e praticidade, a “casa” apresenta: living, cozinha, quarto, home office e banheiro. O espaço interno idealizado pela profissional recebeu um piso desenvolvido especialmente pela marca e assinado por Ticiane. A base em tauari recebeu um tingimento especial e textura negativa, evidenciando as formas orgânicas e naturais.


O lançamento da Akafloor recebeu o nome de TL Iratuã, um anagrama da espécie de madeira utilizada. O revestimento percorre toda a extensão da residência e faz o contraste ideal com o resto do mobiliário selecionado.

A escolha dos acabamentos privilegiou os tons neutros e escuros, tendo o paisagismo assinado por Flavio Abílio, como o contraponto do ambiente. Um jardim minimalista, que se integra à arquitetura por meio dos grandes vãos de luz que transpassam da casa, convida o visitante a apreciar o verde da parte externa. As plantas pendentes do telhado, formam uma grande cortina verde com luz e sombra, trazendo aconchego para o ambiente.


“A inspiração para a Casa Tempo foi o céu, por isso, um pano de vidro percorre o teto de todo espaço, iluminando-o por completo. Neste sentido, o piso que desenvolvi em parceria com a Akafloor com uma tonalidade bem clarinha foi fundamental para ajudar a compor este ambiente minimalista e ao mesmo tempo aconchegante. A luz que entra pela parte superior deixa a casa bastante iluminada e o piso nesta tonalidade traz a sensação de aconchego. Quero que a Casa Tempo traga uma reflexão profunda sobre o que é verdadeiramente importante em nossos lares e em nossas vidas”, explica Ticiane.



Casa Tempo, de Ticiane Lima, leva piso Tauari TL Iratuã, lançamento da arquiteta em parceria com a Akafloor na CASACOR SP 2021 (Fotos: Juliano Colodeti/MCA Estúdio)



Além da tiny house de Ticiane Lima, a Akafloor também é destaque no ambiente assinado por Luciana Paraiso e Luisa Pernet, a “Livraria Unissaber”, que tenta resgatar origens por meio de elementos que remetem a memórias e vivências familiares da arquiteta.



Os 55m2 da Livraria Unissaber, de Luciana Paraíso na CASACOR SP 2021, são revestidos com o piso Ipê, da Akafloor. O acabamento foi selecionado pela arquiteta porque se adapta perfeitamente bem à proposta, justamente por apresentar uma variação natural dos tons da madeira (Fotos: Renato Navarro)


Com 56m², o projeto apresenta uma incrível dupla funcionalidade: uma livraria (espaço comercial), que pode ser também idealizada como um ambiente residencial. Para a arquiteta, este é o ponto chave do espaço, já que seu layout pode ser inserido em contextos e exigências diferentes.


Em se tratando de ser camaleão, o ambiente leva em sua composição materiais, mobiliários e paleta de cores que adentram as duas categorias. Além de contar com o piso Ipê da Akafloor, em toda a área útil do projeto.


O revestimento foi escolhido por Luciana Paraíso porque se adapta perfeitamente à proposta por apresentar uma variação natural dos tons da madeira.


“Estávamos em busca de um piso que trouxesse aconchego, conforto térmico e estética. A madeira transmite isso em todos os elementos. Visual, textura e aroma. Com o leque de variedade que a Akafloor tem, conseguimos encontrar o piso ideal, onde a variação dos tons da madeira se encaixou perfeitamente com a paleta de cores utilizada no ambiente”, explica Luciana.

Ainda de acordo com a arquiteta, a mistura de cores, texturas e estilos são os pontos chave que fazem com que o ambiente seja tão único e, ao mesmo tempo, versátil, mas ainda assim, não esquecendo de enaltecer o protagonista do projeto: os livros.




bottom of page