top of page

Madeira escura: como usar, sem medo

Quando a intenção é usar madeira escura no piso, sempre vem aquela dúvida: mas será que esta escolha vai resultar em um ambiente muito pesado visualmente? Isso vai depender de alguns fatores como onde o revestimento será empregado. Se for revestir as paredes também é preciso avaliar o uso com moderação, pois em demasia pode atrapalhar a amplitude do ambiente.


Em entrevista ao blog da Akafloor, a arquiteta Consuelo Jorge* fala sobre estas e outras questões relacionadas à utilização dos revestimentos de madeira em tonalidades mais fortes para criar ambientes elegantes e super aconchegantes.


Consuelo Jorge acaba de lançar uma coleção com a Akafloor. Na imagem acima, vemos o piso Tauari Noir, da linha assinada pela profissional e que se destaca por sua tonalidade escura


Akafloor: Consuelo, é possível dizer que existe a cor ideal de um piso de madeira para um determinado ambiente?

Consuelo Jorge: Não, mas a cor do piso influencia diretamente na harmonia do restante do ambiente e qual característica você presa nesse espaço. Por exemplo, se você deseja um ambiente mais aconchegante para o living, pisos mais quentes como a madeira, por exemplo, são a opção ideal. Os pisos escuros são bastante utilizados para criar ambientes mais sóbrios e elegantes.


A: Quando definir a cor deste tipo de acabamento?

CJ: A cor do piso deve ser pensada no momento da projeção e decoração de cada espaço.


A: O revestimento influenciará na composição do ambiente?

CJ: Sim, o piso claro ajuda a destacar outros elementos decorativos do ambiente e, combinados com espelhos e cores, dá a sensação de amplitude e claridade aos espaços. Como no projeto abaixo:



Já os pisos escuros, sobretudo o piso de madeira, combinado com uma paleta de cores mais neutra e móveis específicos também de madeira ou cores sóbrias, criam ambiente mais clássicos e elegantes.



A: Pisos escuros chamam mais a atenção e são mais difíceis de harmonizar?

CJ: Não, isso não tem nada a ver. Os pisos escuros realmente chamam mais atenção por conta da tonalidade, mas na hora de harmonizar é necessário apenas pensar em tons que combinem com o desejo do morador, agregando ainda mais beleza ao espaço.


A: É aconselhável o uso de madeira escura também em tetos e paredes?

CJ: Sim, mas é preciso cuidado e moderação no uso, pois a madeira escura pode atrapalhar na amplitude do ambiente e deixá-lo pesado, por isso é muito importante a harmonia entre a paleta de cores e os móveis escolhidos.

A: Quando pensamos em piso de madeira, logo nos vem à mente também a questão do estilo de paginação, porque existem várias possiblidades. Atualmente existe algum tipo de paginação que está mais na moda?

CJ: Sim, a paginação com pisos é responsável por trazer ainda mais harmonia para os ambientes. Hoje em dia, há uma procura maior por pisos de madeira paginados em formato escama de peixe, como na imagem abaixo:




A: Quais são as principais vantagens de projetos com pisos mais escuros?

CJ: Os pisos mais escuros criam um ambiente ainda mais sofisticado e elegante, além de proporcionar aconchego para o espaço.




*Consuelo Jorge é uma das arquitetas mais renomadas do Brasil. Com mais de 30 anos de experiência, comanda desde 2002, em São Paulo (SP), o escritório que leva seu nome e se tornou referência em projetos residenciais, comerciais, hoteleiros, além de empreendimentos para grandes construtoras.



bottom of page