PISO DE MADEIRA: COMO ESCOLHER E TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER

Conheça as vantagens, tipos, espécies, tamanhos e como limpar e manter


Se você está construindo, reformando ou apenas pensando em mudar o piso da sua casa, certamente já surgiu a dúvida de qual opção é melhor. Entre tantas possibilidades de materiais está o piso pronto de madeira maciça. Quando o assunto é acolhimento, não há dúvidas de que o material é o predileto do público e dos profissionais de arquitetura e interiores. Não é à toa que a indústria de revestimentos em geral investe cada vez mais na reprodução da madeira em outras apresentações, seja em cerâmica, vinílico ou laminado.


Os pisos prontos de madeira maciça da Akafloor, são produzidos com matéria-prima renovável e possuem alta durabilidade e apelo estético, valorizando e conferindo um resultado único aos projetos que optam por esse tipo de piso. São inúmeras tonalidades, dimensões e benefícios que caracterizam os pisos prontos. A seguir elencamos tudo que você precisa saber sobre piso de madeira:

Piso Akafloor da espécie Tauari

CARACTERÍSTICAS E VANTAGENS DO PISO PRONTO DE MADEIRA


Durabilidade

O piso pronto de madeira maciça é marcado por diversas características, uma das mais interessantes é a sua resistência, já que sai de fábrica totalmente acabado e pronto para instalar. Suas camadas de verniz o tornam até oito vezes mais resistente que o sinteco, por exemplo. Pisos de madeira costumam ser “para vida toda”. Outro benefício desse tipo de revestimento é a possibilidade de revitalizá-lo. Basta fazer uma raspagem e aplicar verniz que o a superfície volta a ter aspecto novo. Os pisos Akafloor saem de fábrica com 15 anos de garantia.


Exclusividade em peças únicas

Diferente de outros revestimentos como porcelanato, laminado e vinílico, o piso pronto de madeira é um produto natural. Ou seja, cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos, garantindo a exclusividade em cada projeto. Entre as espécies de madeira há tipos que terão mais variações de tons e outros que vão ser mais uniformes, mas sempre haverá uma diferença entre cada peça. E é justamente essa exclusividade que dá o aspecto natural e acolhedor para os projetos.


Espécies de madeira

A Akafloor trabalha com 10 espécies diferentes de madeira: Cumaru, Cumaru Rosa, Garapa, Tauari, Jatobá, Muiracatiara, Ipê, Ipê Brancal, Peroba Mica e Sucupira. Cada uma delas tem suas particularidades. Acesse aqui e conheça mais sobre cada uma.


Conforto Térmico e Acústico

Pisos de madeira proporcionam conforto térmico e acústico aos ambientes. Para quem mora em regiões frias ou quentes demais esse tipo de piso é ideal. Muitas pessoas pedem aos vendedores um revestimento que não seja frio e que estabilize a temperatura do ambiente. A madeira não conduz bem o calor, com isso ela não esfria no inverno nem esquenta no verão, diferentes de outros revestimentos que vão sempre replicar a temperatura do ambiente.

E a madeira tem essa função e se torna indispensável para espaços com crianças, por deixar o toque em uma temperatura mais agradável para pisar e engatinhar. Além disso, o conforto acústico é outro grande benefício. A madeira isola os sons e pode ser utilizada em projetos residenciais ou corporativos, de todos os tamanhos. É por isso que em muitos projetos comerciais, como auditórios e teatros, esse tipo de produto é utilizado, com objetivo de oferecer mais qualidade para a acústica do espaço


Medidas Versáteis

Os profissionais da arquitetura e designers de interiores preferem os pisos de madeira por ser fácil de compor em contraste com os mais diversos revestimentos como aço, ferro e estilos de mobiliário e iluminação. A variedade de tamanho das réguas somada a vasta opção de cores possibilita paginações únicas em cada projeto. A Akafloor tem pisos com espessuras de 1,7 centímetros (de madeira maciça) e comprimentos variados e mesclados que vão de 30 centímetros à 2,20 metros. Conta ainda com quatro opções de largura: 7cm, 8,25cm, 10,1cm e 12,7cm. Todas elas são instaladas com encaixe no sistema macho e fêmea, trazendo mais praticidade para instalação.


Perfil Sustentável

Além do apelo estético, o piso Akafloor valoriza também o meio ambiente. Suas linhas são produzidas apenas com madeiras de manejo florestal certificado, garantindo ao consumidor final um produto único e que cumpre as principais normas de manejo florestal estabelecidas pelo Brasil e Estados Unidos.


Seu apoio e compromisso com a sustentabilidade fica evidenciado com a participação ativa na National Wood Flooring Association (NWFA), uma associação internacional sem fins lucrativos, que além de representar os produtores de pisos do mundo inteiro também promove ações e cria diretrizes que garantem a qualidade dos produtos desenvolvidos pela indústria.


A Akafloor também foi reconhecida pelo IBAMA, pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Estadual de Florestas como uma empresa que não causa danos ao meio ambiente e que apoia a preservação ambiental.


Mais do que isso, quando falamos em sustentabilidade, falamos em resíduos. Por ser um piso de grande durabilidade e vida útil, se torna efetivamente sustentável, uma vez que não demanda trocas constantes que gerem resíduos de obra.


COMO LIMPAR PISOS DE MADEIRA

Água, sabão, álcool em gel, água sanitária, receitas caseiras e uma infinidade de possibilidades na hora de realizar a limpeza da casa. Mas se o seu piso é de madeira maciça, qual é o mais indicado? O que já deveria ser praxe começa a ganhar mais atenção dia após dia em um período de pandemia mundial.


Para quem possui pisos de madeira em casa a limpeza rotineira é um pouco diferente, já que esse tipo de superfície não pode ser molhada abundantemente. “O uso do álcool entrou em evidência nos últimos meses. O que muita gente esquece é que ele é um solvente e que esse tipo de produto pode causar manchas ou perda de brilho nos pisos que já são envernizados na fábrica”, pondera Denílson Cristiano, gerente de produção da Akafloor.


Confira 10 dicas essenciais para limpeza da madeira natural

• Remover toda a sujeira com vassoura de pelos ou aspirador de pó;

• Preparar uma solução fraca de detergente neutro em água e passar um pano ou rodo de esponja levemente umedecido, não molhado, nessa solução por toda a superfície a ser higienizada;

• Evitar excesso de água sobre o piso, a qual poderá penetrar pelas juntas. Atenção para a diferença entre pano/esponja úmida e molhada: a úmida não solta água no piso;

• É aconselhável passar um pano macio seco para auxiliar na secagem e acentuar o brilho original;

• Liberar o tráfego somente após a secagem completa;

• Para retirar sujeiras que aderiram ao piso, utilizar uma esponja macia;

• Marcas de solado ou salto de borracha são facilmente removidos com pano seco;

• Esqueça a cera: não encerar, nem mesmo com cera líquida. A cera não penetra e cria uma camada de aderência para a poeira que altera o aspecto do piso e facilita para o vírus se instalar;

• Líquidos derramados: no caso de acidentes com líquidos – água, bebidas, produtos de limpeza – enxugar imediatamente evitando a penetração pelas juntas, o que danifica o piso e umedece por baixo dele;

• Pets: enxugar imediatamente também no caso de urina de animais.


É importante que durante a limpeza a pessoa esteja utilizando luvas domésticas e que elas sejam lavadas e secadas da mesma maneira que se costuma fazer com as mãos. E ideal que esse cuidado também se estenda para os panos e esponjas utilizados, que devem ser lavados com bastante água e sabão antes de serem reutilizados.


INSTALAÇÃO DOS PISOS DE MADEIRA

Já na compra o cliente é orientado a comprar no mínimo 10% a mais de piso para cortes e alinhamentos. Antes da instalação de qualquer piso de madeira, deve ser feita uma análise do local e verificar se o contrapiso está em condições de receber o produto. A instalação é feita com Cola PU especial para colagem dos pisos prontos de madeira maciça.


Condições do contrapiso

LIMPO: Deve estar completamente livre de cera, tintas, óleos, adesivos e outros materiais não indicados para o piso;

NIVELADO: Lixar áreas desregulares ou junções. Passar impermeabilizantes ou niveladores nas partes mais baixas;

SECO: a no mínimo 30 dias da data de execução, se for 1º pavimento, utilizar impermeabilizante PU que seca em 24h antes da instalação do Piso Akafloor.


Materiais para Instalar

Cola PU – Impermeabilizante PU – Removedor PU – Espátula – Martelo de Borracha – Panos limpos – Furadeira para mistura da cola – Máscara de Poeira – Medidor de umidade – Trena – Óculos de Proteção.


Confira aqui o guia completo de instalação dos pisos Akafloor.




AKAFLOOR_whatsapp-gde1.png